A evangelização, hoje, à luz da missão do Apóstolo Paulo
Introdução
Paulo/Saulo[1], era o homem das três culturas: judeu, grego e o cristão[2]. Paulo, que não conviveu com Jesus de Nazaré, que não menciona jamais uma convivência com o Messias, enquanto pregador, compadecido com os fracos, rigoroso com os poderosos, assume duas posições opostas em sua vida: a primeira fase, no judaísmo, é caracterizada como um vigoroso defensor dos preceitos dos antepassados e uma radical defesa dos sentimentos judaicos e com isso, buscava devastar a igreja de Cristo (At 8,3); a segunda fase acontece depois da visão de Damasco (At 9,1-30; Gl 1,15-19), quando é “alcançado” por Jesus Cristo, e assume a posição de anunciador do Evangelho, da justiça e da solidariedade.
Paulo, conforme a narrativa dos Atos, era cidadão romano.[3] Em duas ocasiões, vendo o perigo de morte, ele justifica que os tribunais locais não poderiam prender e julgar, pelas leis locais, um cidadão romano. A primeira vez que ele protesta é diante das autoridades de Filipos (At 16,34) e a segunda é diante do tribuno, em Jerusalém (At 22,25). O fato de ter cidadania romana diferenciava dos outros judeus, pois a cidadania era uma condição especial diante da lei, da sociedade e das religiões.
Em seus relatos autobiográficos justifica com freqüência sua condição de igualdade ou de superioridade em qualquer dos aspectos em contendas[4]. Sua origem de judeu, mas cidadão romano[5], distinguia-o em sua condição social, ofício, honra, educação, caráter e competência. Três notas são específicas, como nota B. Rapske:[6]
- 1. Nos diferentes acontecimentos dos Atos (esp. 16,34; 22,25; 23,27) mostram que um cidadão romano era diferente, no que concerne à aplicação da lei;
- 2. O poder religioso ou o prestígio social era sempre invocado em qualquer discussão de classe, status ou poder (cf. At 16,35-39; 1Cor 9,1-3; 2Cor 11,21-33);
- 3. A identidade social de Paulo se tornou diferencial no seu relacionamento nas prisões (na prisão de Éfeso, ele conseguiu influenciar e converter muitos adidos à casa do chefe da justiça, o pretor regional).
Esses elementos conferem a Paulo, não apenas uma origem, uma estima familiar e social, mas acima de tudo uma condição cultural, uma capacidade de relacionamento e convivência. A infância e juventude em Tarso, na Cilícia, propiciou-lhe o ganho do conhecimento do helenismo, dos princípios culturais muito diversos daqueles dos seus compatriotas judeus. Por outro lado, em Tarso havia muitos romanos e, desde berço, soube das vantagens de um “passaporte” romano, da segurança que o Direito Romano podia significar e da liberdade religiosa assegurada pela lei civil romana. Vale dizer que, no âmbito de todas as culturas orientais, era muito difícil saber o que era civismo, patriotismo ou religião. O código civil era também o código religioso[7]. Sua modéstia, por vezes, precisava ser deixada de lado e fazia-se mister apelar para as próprias credenciais:
“Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi a Jesus, o Senhor? Não sois vós a minha obra no Senhor? Se os outros não me reconhecem como apóstolo, ao menos para vós, sou!” (1Cor 9,1-3a).
“Digo-o, pois, para a vossa vergonha – poder-se-ia crer que nós é que fomos fracos. Aquilo que os outros ousam apresentar, falo como insensato, ouso-o também eu. São hebreus? Também sou! São israelitas? Também eu! São descendentes de Abraão? Também eu! São ministros de Cristo? Como insensato, digo – muito mais eu. Muito mais pelas fadigas, muito mais pelas prisões, infinitamente mais pelos açoites…” (cf. a citação toda, em 2Cor 11,21-33)
Suas qualificações criavam questionamentos, protestos e rejeições da parte dos judeus, dos outros apóstolos[8] e de muitos discípulos conservadores, pois os conhecimentos religiosos, jurídicos e culturais acima da média das pessoas das comunidades visitadas lhe outorgaram a independência das tradições e muita liberdade. Paulo sabia bem separar a cultura da fé e da espiritualidade, quer entre os judeus, quer entre os Greco-romanos. Assim, inculturando o evangelho, Paulo respeitava os costumes locais, sempre que esses não fossem empecilho ao mesmo. No entanto, não lhe faltaram críticas, conflitos e mágoas, por parte dos próprios cristãos, como ele mesmo desabafa:
“Em seguida, [depois da primeira viagem], quatorze anos mais tarde, subi novamente a Jerusalém com Barnabé, tendo tomado comigo também Tito. Subi em virtude de uma revelação e expus-lhes, de modo particular aos notáveis, o evento do Evangelho que proclamo entre os gentios, a fim de não correr, nem ter corrido em vão. Ora, nem Tito, que estava comigo, e que era grego, oi obrigado a circuncidar-se. Mas por causa dos intrusos, esses falsos irmãos que se infiltraram para espiar a liberdade que temos em Cristo Jesus, a fim de nos reduzir à escravidão, aos quais não cedemos sequer um instante, por deferência,para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. E por parte dos que eram tidos como notáveis, o que na realidade eles fossem não me interessa: Deus não faz acepção de pessoa” (Gl 2,1-7).
Paulo é o apóstolo das culturas, mas ele só é assim porque uniu inteligência, vontade e Fé. Ao ser chamado por Jesus Cristo, no caminho de Damasco, ele não consultou nem a carne, nem o sangue, nem foi a Jerusalém para consultar os que haviam sido apóstolos, antes dele (Gl 1,16-17), mas seguiu a voz do Espírito na direção da Arábia. Para ele, a tradição deixa de ter valor diante da revelação. Na mesma direção ele responde às acusações de Corinto:“Não sou, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi, Jesus, nosso Senhor? Não sois minha obra no Senhor?” (1Cor 9,1). Essa liberdade e consciência autônoma se constituíram na grande diferença no zelo e no método pastoral.
Paulo, Apóstolo de Cristo e o seu método de evangelização
A convivência com o mundo Greco-romano, em Tarso, desde sua infância, moldaram a cultura e a inteligência diferentemente da visão judaica estrita e se constituíram no trunfo do seu método de implantação do Evangelho nas terras estrangeiras. Coloco abaixo os cinco passos, que a meu ver, solidificaram a fundação das igrejas no mundo pagão, mas deveriam ser retomados, hoje, na evangelização urbana:
- a. Visitar as comunidades. O primeiro passo para evangelizar é aproximar-se, conhecer, aprender e depois inculturar. As viagens incansáveis, cheias de peripécias, desventuras, perigos e tribulações permitiram que o Evangelho chegasse com rapidez aos longínquos pagos do Império romano e da Europa.
- b. Instituir e formar lideranças imediatas. Paulo sabia que todo o corpo tem que ter uma cabeça, e bem formada, para subsistir (cf. 1Cor 12, 12-30). Para que ele pudesse se ausentar e partir para a fundação de uma nova igreja, ele precisava deixar alguém como responsável, como representante seu, no local. Assim, ele despertava, preparava e conscientizava pessoas idôneas para esses postos-chave, lideranças fortes, homens e mulheres capazes do ofício e influentes. Essas lideranças eram também os “anjos” da comunidade, os quais serviam de ponto de contato, informação e intérpretes da vontade e dos sentimentos do Apóstolo para a comunidade.
- c. Escrever e manter contatos. Paulo deve ter escrito muitos pergaminhos às igrejas do mundo greco-romano. Com certeza muitos bilhetes se perderam ou foram destruídos pelos seus inimigos, queimados, rasgados ou perdidos. Paulo escrevia bilhetes de orientação e respostas às questões que esses líderes formulavam (cf. 1Cor 7,1ss), algumas vezes em nome próprio, outras, em nome da comunidade. Escrever era conservar, manter e fortalecer os contatos estabelecidos em suas visitas e jornadas de evangelização nas diferentes comunidades.
- d. Rever ou re-visitar. Voltar para os lugares onde ele havia anunciado o Evangelho, em primeira mão, era um componente decisivo para a solidificação da obra missionária (cf. At 15,36). Ninguém que planta uma sementinha ou uma plantinha tenra e nova a deixa sem prote;ao e cuidados posteriores até seu estado adulto e seguro. Era mister voltar, reencontrar, reconfortar e exortar os irmãos, sempre que necessário. Muitas vezes esses retornos causavam conflitos, pois estando longe havia gente que se infiltrava para perturbar o coração de muitos membros das comunidades (cf. Gl 1,6-8).
- e. Enviar mensageiros e solidificar a comunidade. Depois de ter anunciado o Evangelho em muitos lugares, cidades, regiões e pagos, o Apóstolo já não tinha condições de fazer todo o processo de assentamento e revisão sozinho. Por isso, ele tem uma posição magnânime e cristã, democratizando a autoridade, distribuindo o poder, confiando na fidelidade e na capacidade de seus representantes. Ele se servia de verdadeiros “embaixadores”, intérpretes seus nos lugares de missão, para transmitir orientações do Apóstolo e para exortar, quando necessário.[9]
Desta forma, a ação evangelizadora não se esgota no momento em que a maioria das pessoas, ao redor de uma comunidade, já ouviram falar de Jesus, pois, muitos do que ouviram a Boa Nova, não a acolheram, outros já estão negligenciando sua prática e alguns não atualizaram seus conhecimentos. A evangelização remete a um compromisso, a fim de que todos, possam estar convictos do sentido de produzir frutos. Algumas vezes, a formação que esses cristãos possuem, é um conhecimento de algumas fórmulas, superficial e exterior igual a um verniz, e carece totalmente de profundidade, entendimento e profecia.[10]
Evangelizar é transformar, modificar, fazer novas as coisas antigas (2Cor 5,17; Ap 21,5). Se não há transformação não há Boa Nova, e para tanto é mister conhecer todas as formas de alcance da compreensão deste anúncio por parte das massas. Essa transformação se processa, ao mesmo tempo, na consciência individual e coletiva dos homens e mulheres, na atividade que eles exercem e no meio em que eles se encontram.[11]
Fazer discípulos é cativar para junto de si, cativar para Cristo e seu seguimento, é convencer da validade, é promover o encantamento. O discipulado é deixar-se encantar, aceitar a provocação e entrar para a comunidade de fé com a consciência da missão. Ele parte do encantamento de quem nunca viu, e no momento que observa, fica extasiado e exclama: “Que é isso?! Um novo ensinamento com autoridade (Mc 1,27) ?! A evangelização pode ser um conteúdo antigo, original, primordial visto que é o mesmo Cristo que é anunciado, mas ele deve ser sempre novo, sempre atual, sempre surpreendente e convincente. Se o evangelizador não está convencido do que anuncia, não fará outro discípulo ou discípula.
No livro do Coélet (Eclesiastes 5,7) afirma que se numa Província for encontrado um mendigo, nela o direito e a justiça foram violados, e o injustiçado se transforma em sinal de enfermidade para essa cidade. Neste caso, o envio dos discípulos é para que curem todas as enfermidades e expulsem os demônios (Mc 3,13-15). Expulsar demônios não é fazer exorcismos, mas re-implantar a justiça e a verdade, libertando presos, curando os enfermos e anunciando a graça do Reinado de Deus (Lc 4,18-19). E se todas as nações devem ser discípulas (Mt 28.19), todas as pessoas devem ser discípulas.
Todas as nações são todos os povos, línguas, raças e culturas. “Panta ethnê“ significa o universo, a totalidade dos povos, a totalidade das pessoas, individual ou coletivamente. Cada povo, independente de sua história, passado ou tradições, tem o direito de ouvir, escutar, entender e optar a respeito do Evangelho. O reinado de Deus da graça e da justiça cabe em qualquer cultura, raça ou língua, Todas as nações merecem conhecer a novidade do Reino de Deus, independente de seu ponto de partida ou lugar determinado. O anúncio procede da autoridade que Jesus recebeu e que vai passar aos discípulos: edothê moi pasa exsousia en ouranô kai epi [tês] gês (Foi-me dada toda a autoridade no céu e sobre a terra – Mt 28,18). Quer nos céus, quer sobre a terra, o Reino se torna universal, sem fronteiras, sem limites geográficos, culturais ou ideológicos. A autoridade é também a credencial que os portadores desta missão recebem da parte de quem os envia. É uma autoridade que procede do alto, do Pai, e com isso, não há restrição de espaço ou lugar. E o que vem do alto atinge a totalidade, abarca o todo do cosmos.
Jesus assegura aos discípulos que sua autoridade é plena e eles não teriam o que temer, quanto à legitimidade do envio e da missão, mas poderiam ter suas garantias físicas ameaçadas, visto que eles estariam como cordeiros no meio de lobos (Lc 10,3). Eles poderiam ser perseguidos, caluniados e torturados por causa do Evangelho (Mt 5,11-12). A autoridade não era um salvo-conduto contra os perigos e as ciladas dos opositores do Reino. A autoridade era, acima de tudo, a garantia de assistência do Espírito Santo (Jo 16,13).
O imperativo paulino 1Cor 9,16
Paulo afirma: “Evangelizar não é título de glória para mim, é, antes, necessidade eu se me impõe – Ai de mim se eu não evangelizasse“. O apóstolo fala de uma ação que já tinha acontecido: “evangelizasse” (1Cor 9,16), portanto, algo já acontecido ou acontecendo[12].
Os tradutores interpretam, de modo geral, a ação de evangelizar como uma relação com a divindade, uma missão ligada à Transcendência, uma notícia da parte de Deus.[13] O mensageiro é, não raro, visto como um “anjo” de Deus, um embaixador dos céus, alguém que representa, que significa e que traduz uma mensagem do alto (cf. Ap 2,1; 2,8; 2,12; 2,18). A mensagem do Evangelho é algo que deve ser anunciado por força da incumbência recebida (Lc 9,6.20; Rm 15,20; Gl 1,11).
Evangelizar “euangelizô” é anunciar algo novo, diferente, melhor, e, do mesmo modo, cultivar, rever e confirmar o que foi anunciado, seguindo o belo exemplo do apóstolo dos gentios que não se cansava de voltar aos lugares onde havia anunciado o Evangelho, a fim de que os falsos pastores não semeassem a cizânia em seus campos de missão (At 15,36.41). Evangelizar é cativar para uma transformação. No saudosismo das tradições (representado no pai, mãe,…cf. Lc 14,26-27) há saudades, mas não novidades. O tradicionalismo é conservador por que, ao repetir o passado, impede que ele morra, se transforme e desapareça. Evangelizar não é destruir o passado, mas é situar o “kerygma” nos tempos presentes de cada época. O vinho novo não pode ser contido por odres velhos (Mc 2,22), por que uma realidade antiga não suporta a novidade. Ela é semelhante à capa suja, rasgada e mal cheirosa do cego Bartimeu (Mc 10,50), se não for lançada fora, não há possibilidade, nem lógica vestir outro manto para seguir Jesus. A evangelização causa impacto, admiração e convencimento, pelo conteúdo, forma e testemunho: “Todos ficavam estupefatos e perguntavam uns aos outros – Que é isto? Uma doutrina nova, cheia de autoridade! Ele manda até nos espíritos impuros e eles obedecem” (Mc 1,27).
Se a missão de evangelizar não é privilégio, orgulho ou ostentação (1Cor 9,16), o que será então? Não sendo questão de orgulho (“ouk estin moi kaychêma“), será uma questão de ordem, de obediência ou como ele mesmo afirma, uma necessidade. “Kaychêma“ é jactância, vanglória ou orgulho. Quem aceita a missão da evangelização não pode pretender o caminho dos pagãos, dos oradores ou dos cínicos. É anunciar o caminho de Jesus e dar testemunho de modo radical. É bem verdade que há sempre uma possibilidade de falsos anunciadores, que se intrometem no serviço da missão, e querem anunciar por inveja ou rivalidade (Fl 1,15), mas é por isso que Paulo faz esse apelo radical: Quem evangeliza, só evangeliza se promove e edifica profeticamente a comunidade (1Cor 14,1-4), e por isso, não há compatibilidade com a promoção pessoal, orgulho ou vanglória (1Cor 9,16).
O mandato de Jesus de tornar todas as nações discípulas compreende esse imperativo da transformação, pelo Evangelho, em nome de Jesus Cristo. Ao receber o chamado, no caminho de Damasco (At 9,1-9), Paulo (Saulo) entende que essa vocação não é para seu uso pessoal, ainda que exija uma transformação do “eu”, primeiramente, mas ela é, essencialmente, uma missão para os outros, um empenho de todas as suas capacidades para a edificação da igreja (cf. 1Cor 14,1-6). Na discussão sobre a legitimidade de sua missão, Paulo responde aos críticos de Corinto que ele era Apóstolo por que tinha visto Jesus e a comunidade de Corinto se constituía numa parte desta vinha da sua missão (1Cor 9,1-3).
Ainda que seja difícil e complexo estabelecer o sentido, o conteúdo e os modos da evangelização, tal como Jesus a concebia e a pôs em prática, é, no entanto, sempre possível entender seus aspectos essenciais. Por mais complexo que pareça, é mister entender bem o mandato de Jesus aos discípulos:
“Andar de cidade em cidade a proclamar, sobretudo aos mais pobres, e muitas vezes os mais bem dispostos para o acolher, o alegre anúncio da realização das promessas e da aliança feitas por Deus, tal é a missão para a qual Jesus declara ter sido envido pelo Pai. E todos os aspectos do seu ministério – a começar da própria encarnação, passando pelos milagres, pela doutrina, pela convocação dos discípulos e pela escolha e envio dos doze, pela cruz, até a ressurreição e à permanência da sua presença no meio dos seus – fazem parte da sua atividade evangelizadora”. [14]
Evangelizar é ter autoridade sobre duas forças antagônicas ao Reino: a. os demônios; b. as doenças (Lc 9,1); e na continuidade, como desmembramento positivo sobre as potências adversárias: ir de cidade em cidade, anunciando a Boa Nova e fazendo curas por toda a parte (Lc 9,6). Os demônios podem ser caracterizados como os psiquismos, articulações da inteligência perversa e das possessões do espírito que se justificam nas paranóias comportamentais; as enfermidades são as formas de dependência, da inércia, falta de identidade e idoneidade.
As curas são um sinal concreto e palpável do Reinado de Deus: “Em qualquer cidade onde entrardes e vos acolherem, comei o que vos oferecerem, curai os doentes que ali se encontrarem e anunciai: o Reino de Deus chegou até vós” (Lc 10,8-9)! Com certeza, ao falar de curar doentes, Jesus não entendeu que os discípulos substituiriam os médicos. Há muitas doenças que não precisam de remédios, mas precisam de oração e fé, e estas os médicos não curam, só os discípulos. Há outras doenças que são causadas pelo pecado, perfídia, pela presença do espírito do demônio que gera ódio e violência, e essas são curadas pela conversão – essas também os médicos não curam. Há outras enfermidades causadas pela Mídia que são a ganância do ter, poder e prazer, identificadas como lucro, moda, mercado, propaganda. Para libertar dessas enfermidades, só a força do Espírito.
Diante deste imperativo de transformação ética, política, sociológica, teológica e antropológica, tem sentido mais vivo a exclamação do Apóstolo: “ai de mim é, se não evangelizasse”! Se não tivesse evangelizado, o que teria feito de sua vida? Seria o sal que perdeu o sabor ou o candelabro que se apagou (cf. Mt 5,13-16)? A conjunção condicional “se” coloca dois aspectos fundamentais para a compreensão da responsabilidade do evangelizador: a. Num primeiro aspecto está posta a liberdade a todo aquele que é chamado, de tal forma que ele pode assumir ou pode não assumir a proposta; b. Num segundo momento, depois de entender o chamado ele está comprometido com uma dimensão pré-estabelecida para a missão, diante da qual, já não cabem escolhas. “Ai de mim, se não…” é o grito do evangelizador consciente, responsável, sábio e comprometido com todas as decorrências da missão. O discípulo sabe que foi chamado para anunciar e transformar, e caso não o faça, ai dele.
As doenças e os demônios não podem conviver ao redor dos discípulos. O Reino de Deus é Boa Notícia, isto é, o avanço do Bem e o recuo do Mal. “Como núcleo e centro da sua Boa Nova, Cristo anuncia a salvação, esse grande dom de Deus que é libertação de tudo aquilo que oprime o homem, e que é libertação, sobretudo do pecado e do maligno, na alegria de conhecer a Deus e de ser por ele conhecido, de o ver e de se entregar a ele”.[15]
“Ai de mim se eu não evangelizasse“[16] é um grito que ecoa ainda hoje, nas igrejas, comunidades e povoados.[17] Este grito não pode ser apagado, abafado ou diminuído, nem mesmo desviado ou coagido a silenciar. Ele precisa ser tão forte e tão claro que possa ir além dos limites geográficos dos povos, e assim, ele possa transformar, pelo Evangelho, os critério de julgar, os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida da humanidade”.[18] O batizado é um evangelizador por vocação. Ele precisa entender sua missão batismal e sua responsabilidade decorrente desta vocação. A consciência da novidade do Reino origina uma cadeia de atitudes de renovação, fazer as coisas ser sempre novas (Ap 21,5), tornar o homem velho uma nova criatura (2Cor 5,17; Gl 6,15).
O evangelizador é alguém que, antes de mais nada, precisa saber renunciar: pai, mãe, … e assumir sua cruz (Lc 14,26-27). Renunciar ao pai, mãe e outras pendengas do passado, significa deixar em segundo lugar as coisas que fizeram parte até o presente momento de sua história, pois de agora em diante, virá a missão. A missão exige sacrifício, doação e entrega, o que constitui a cruz de cada dia. A cruz pode ser o tédio, o cansaço, o desencanto, as resistências das pessoas e lugares e todas as dificuldades inerentes à acolhida de uma proposta nova. O discípulo, que agora é um apóstolo, precisa ter claro que assumiu um compromisso, uma responsabilidade e um acordo com Cristo. Não cabe ao evangelizador determinar o conteúdo, mas cabe-lhe, cumprir o que lhe foi pedido: “Assim como Tu me enviaste, eu também os enviei ao mundo” (Jo 17,18). Há uma relação intrínseca entre o envio do Filho e o envio do discípulo. A missão é a mesma, o Reino é o mesmo, apenas mudam os tempos e as formas de anúncio, a adequação da mensagem ao lugar e às culturas. Ao evangelizador cabe a consciência de que é um embaixador que executa ordens: “O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou” (Jo 13,16). Esta relação transforma o missionário em um servo, alguém que está às ordens e não alguém que dá ordens. Ele só será servo enquanto estiver diretamente em contato com o seu senhor.
O apóstolo Paulo sente-se arrebato pela força do anúncio, e nesse arrebatamento vive uma comunhão forte com o Filho de Deus que o amou primeiro (Gl 2,20). Na perspectiva do Apóstolo, ele se tornou livre para assumir uma missão incondicional ao serviço das comunidades e das pessoas. Esse é um imperativo aceito, assumido e do qual já não pode abrir mão, visto que ele está ciente da grandeza da missão, da necessidade e da relação entre o anúncio do Reino e as condições de homens e mulheres esperando por ele. Dentro deste projeto, ele não pode vangloriar-se de sua missão e nem pretender recompensa. Ele não pode ser comparado a um trabalhador que escolhe uma profissão e fica esperando o pagamento correspondente.[19]
3. Evangelizar para não esvaziar a cruz de Cristo, 1Cor 1,17
O Vaticano II entendeu que havia lacunas entre o anúncio do Evangelho em meados do século passado e a sua proposta original, e por isso fez um caminho de refontização da fé e dos princípios a fim de que sua atualização se desse na justa medida dos tempos e momentos. “Por isso este Concílio, seguindo as pegadas dos concílios de Trento e do Vaticano I, quer propor a verdadeira doutrina da revelação divina e de sua transmissão, para que, ouvindo-a, todo mundo creia; acreditando, espere e, esperando, ame”.[20]
A transmissão da revelação divina necessita seguir os passos originais, as pegadas primevas do cristianismo, sem pestanejar, mesmo que seja mister adequar aos lugares e às culturas todo o conteúdo e forma. O que está em questão, de modo primordial, é o vigor do amor pela vocação missionária e o ardor pela missão como consciência de uma diaconia pelo Reino.
No início da primeira Carta aos Coríntios, Paulo faz uma distinção entre batizar e evangelizar. Mesmo depois de vinte séculos, há muitas pessoas, as quais não obstante engajadas em meios pastorais e caminhos de formação cristã, não distinguem ou não conhecem as peculiaridades de cada uma destas funções. Qual seria a distinção pretendida pelo Apóstolo entre batizar e evangelizar? Já na tradição evangélica era feita uma distinção entre duas formas de batismo: água = João Batista; Espírito = Jesus (Mc 1,8; Jo 1,26.33; At 1,5; 11,16). Apolo falava com intrepidez nas sinagogas a respeito de Jesus, mas só conhecia o batismo de João Batista (At 18,25). Priscila e Áquila, vendo seu fervor, ao refutar as más interpretações dos judeus a respeito das Escrituras, instruíram-no com exatidão sobre o Caminho (At 18,26). Com a chegada de Paulo a Éfeso, perguntou em qual dos batismos haviam sido batizados, e eles responderam: no de João. Assim Paulo, explicou aos cristãos de Éfeso, que o batismo de João era o do arrependimento, e depois, impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo (At 19,3-6). O batismo de João Batista representava algo bom, mas superado por Jesus, com o batismo do Espírito. Não tem sentido fazer o menos importante. A penitência é boa, mas tem que estar associada à profecia.
Etimologicamente, “baptizein” significa mergulhar, afundar na água, imergir, lavar[21] e tem como sinônimos o verbo “katadyô e katadynô“, podendo também ser acrescidos os significados de revestir, vestir ou esconder.[22] Baptizein vem de “baptô” (afundar, mergulhar).[23] O sentido semântico do mergulho, a imersão, do esconder nas profundezas das águas uma situação anterior, pode ter originado um sentido próprio na pedagogia de João Batista e depois dentro da igreja. Ao emergir, fazia-se mister revestir a pessoa, dar-lhe outra veste seca e limpa.
Batizar significava abrir as portas para a fé, para o ingresso na comunidade e predispor para o recebimento do sinal de acesso, o sacramento. Evangelizar pode compreender também o batizar, mas é mais do batizar. Quem batiza pode abrir as portas para o novo cristão, mas não comprometer-se com a caminhada e o desenvolvimento da fé. Na pedagogia de Paulo, encontramos um claro compromisso com todo o processo, desde a abertura para a opção com Cristo, até o desenvolvimento pleno e a maturidade do testemunho cristão. Ainda que Paulo não esteja fazendo uma apologese, ele está colocando claramente uma distinção entre os dois passos. O evangelizador se compromete a conduzir o evangelizado ao compromisso sólido, radical e maduro da sua fé, a fim de que ele possa testemunhar, em qualquer circunstância a sua opção por Cristo e pelo próximo, sendo capaz de fazer de sua vida uma oferenda cultual (Rm 12,1-2), na unidade máxima e total com o corpo de Cristo (1Cor 12). Como não podia haver dois batismos, Paulo está trabalhando para a superação de formas diferentes das que ele anunciara, e assim, chegar a uma unidade (cf. Gl 1,6-8; cf. Ef 4,5-6).
O discurso, sem o testemunho da ação, pode tornar vazia a cruz. Quem não evangeliza, não dá continuidade ao processo de transformação da realidade. O verbo “kenóô” – esvaziar, tornar inútil, anular, empregado aqui na relação à cruz, está dentro de uma experiência existencial do Apóstolo. Ele sabe o que era ter corrido por causa do Evangelho: “Dos judeus, recebi cinco vezes os quarenta golpes, menos um, três vezes flagelado, uma vez apredrejado, três vezes naufraguei… (2Cor 11,24-29). O evangelho não é um discurso, mas uma experiência de fé, que assume o testemunho em todas as circunstâncias até às últimas conseqüências (Gl 2,20). Numa academia universitária, num centro filosófico de letrados e doutos, numa sala de cientistas cabe o recurso da palavra[24], mas no caminho de Jesus, é preciso assumir o compromisso radical de fazer cegos ver, surdos ouvir, coxos andar e mortos ressuscitar (Lc 4,18-19). Só assim a cruz de Cristo se plenifica na missão do/a discípulo/a. Pode estar embutida uma crítica à falácia dos discursos políticos, da retórica rabínica, das diatribes estóicas e outros esquemas da persuasão pela palavra.
Paulo não pretende diminuir o sentido ou a função de batizar, mas coloca duas atividades frente a frente e ele mesmo afirma que evangelizar está em primeiro lugar. “Ele pretende sublinhar que o fato de batizar outras pessoas não o caracteriza como apóstolo”.[25] Na práxis cristã o batismo é o momento sacramental, a evangelização é o tempo existencial. O momento sacramental tem hora e lugar para ser ministrado, enquanto que a evangelização não se caracteriza por um lugar e um momento no tempo, mas é todo o tempo, é o antes e o depois; o ontem, hoje e amanhã, é um processo de formação e solidificação na fé e no testemunho. A evangelização é a transformação permanente pela força do Espírito Santo: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinara tudo e vos recordará tudo o que vos disse” (Jo 14,26).
Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer longitude e latitude, e converter a mentalidade, as intenções e as decisões pessoais e coletivas dos homens e mulheres que compõem as comunidades eclesiais ou ocupam cargos religiosos ou cívicos. É anunciar novos parâmetros familiares, novos caminhos econômicos através e pela pedagogia da “partilha do pão e da bênção do cálice eucarístico” (cf. 1Cor 11,17-34). É o pão do alimento partilhado à mesa, é o pão do salário partilhado na empresa, é o pão da justiça partilhado nas decisões, é o pão da verdade e sem camuflagens partilhado na elaboração de leis e princípios, é o pão da misericórdia partilhado com todos os excluídos da mesa do altar do mundo.
4. Há um só Evangelho Gl 1,8
A unidade, ainda que não uma uniformidade, estava muito clara na visão eclesial do Apóstolo (cf. 1Cor 12,12-31). As divisões da comunidade, entre missionários e missionados criava impasses para um processo de implantação e enraizamento do Evangelho.[26] A pluralidade dos membros do corpo como metáfora dos membros da igreja, mostrava quanto ele tinha clareza da necessidade de transformar e integrar sem anular. O objetivo era evangelizar. Ele fazia a distinção de batizar e evangelizar. Sem desprezar o batismo, mas com um certo desabafo pelos equívocos que a pastoral do batismo originara em Corinto, afirmava: “Dou graças a Deus por não ter batizado ninguém de vós, a não ser Crispo e Gaio” (1Cor 1,14). Depois, fazendo um pequeno balanço, viu que batizou mais alguém, que era a família de Estefanas (1Cor 1,16).
A sua preocupação é com o sistema continuado, com o método do anúncio, com as formas de apresentar, conscientizar e comprometer não apenas em um momento, mas a vida toda dentro de um processo de compromisso e de profecia. Todo aquele que ouviu o anúncio deve dispor-se a ser apóstolo(a), não apenas um privilegiado ou um consumidor dos mistérios divinos. Por outro lado, em outra circunstância, que é a comunicação com a comunidade da Galácia, ele percebe a dificuldade de clareza na compreensão do Evangelho e, estranhamente, a presença de pessoas que anunciavam outras formas de evangelho (Gl 1,6-8). Matthew afirma que a tristeza e surpresa de Paulo é porque eles haviam sido removidos da pureza e da verdade do Evangelho por ele anunciado e passado para outra forma de prática, não condizente com aquilo que lhes fora dado[27].
Mas, em que consistiria esse evangelho “paralelo” na Galácia? Barbaglio afirma que se tratava de opositores, os quais pressionavam para que os gálatas fizessem a circuncisão e abraçassem a lei mosaica (4,21; 6,12-13).[28] Esse evangelho diferente ou outro evangelho, misturando tradições, saudosismos, patriotismos, cultura e crendices não passava de um anti-evangelho, um não-evangelho. Ele tinha tanta confiança naquilo que anunciara que considerava a única verdade de Jesus Cristo, por isso, aos que queriam perverter o seu anúncio de Jesus Cristo, proclamava um anáthema! Desta forma, Paulo é radical: mesmo que fosse um anjo do céu, e aconselhasse fazer esses passos, ele seria um herege por que isso é contra o Evangelho, e não há outro (Gl 1,7). Aqui havia uma tensão entre as propostas do Evangelho de Jesus e as tendências tradicionais do mosaicismo[29]. “A grande tendência expressa nas palavras de Paulo em Gl 1,6-9, era adotar uma forma de evangelizar dos judaizantes, que seria anular o evangelho de Cristo. Portanto, a forma de evangelizar própria dos judaizantes infiltrados nas comunidades da Galácia, não servia para os gentios, nem mesmo para os judeus convertidos, pois Jesus não obrigou os seus discípulos ao cumprimento de todos esses ritos das tradições judaicas, como também pode se percebido no conflito com Pedro, na Antioquia (cf. Gl 2,11-14).
A missão de evangelizar grupos diferentes comporta uma adaptação a públicos diferentes. Os que não estavam sob a Lei, estão livres dela”.[30] Estar sob a lei era uma fraqueza, afirma Paulo, escrevendo aos Romanos, e esses eram dignos de compaixão e solidariedade a fim de alcançarem a redenção (Rm 15,1-4).
Essa confusão entre tradições do passado e conservadorismos com o evangelho esvaziam de sentido a cruz de Cristo (cf.1Cor 1,17; Gl 5,11), e precisavam ser superados. Jesus afirma de modo categórico que aos antigos fora dito de um modo, mas agora os tempos eram outros: ouvistes o que foi dito aos antigos…, eu, porém, vos digo assim … (Mt 5,21ss). É essa perspectiva conservadora e ultrapassada que anula a cruz de Cristo e se torna “outro” evangelho, um evangelho falso, porque verdadeiro só há um. Esse “outro” evangelho, que não é evangelho, não é senão o desejo de perturbadores e fracos na fé (Rm 15,1). Se é para a liberdade que Cristo nos libertou, todo retorno ao passado é uma volta à escravidão (Gl 5,1). Desta forma, o que era a circuncisão para os cristãos de origem judaica, podem ser saudades para muitos cristãos, hoje, camuflado nos desejos de um retorno aos costumes medievais com rubricas, símbolos e formas vazias e ultrapassadas que não estão na pedagogia de Jesus, nem no anúncio dos primeiros cristãos. Assim como muitos judeus, de modo particular na Galácia, tentavam atrapalhar Paulo, exigindo a circuncisão de todos os que aderiam ao cristianismo, não faltam movimentos, dentro das comunidades cristãs, que se parecem com seitas alienantes e alienadoras a serviço de outro evangelho, quem sabe, o evangelho da satisfação própria, da promoção pessoal, do carisma ditatorial de um/a líder.
5 Evangelizar é libertar das tradições conservadoras da Lei, Gl 3,24; 5,1
A liberdade é um fator inerente ao Evangelho, mas a responsabilidade é sua companheira inseparável. Cristo nos libertou para sermos realmente livres (Gl 5,1). A Lei foi como um pedagogo, até Cristo (Gl 3,24), mas em Cristo veio a liberdade.
Como poderia alguém ser evangelizado se é incapaz de abandonar seu passado? Sem abandonar uma condição anterior, não há como assumir a posterior. O conflito da Antioquia era esse: enquanto Paulo estava livre dos preconceitos dos alimentos e das regras do puro e impuro, Pedro, no momento do encontro com Paulo se mostra receptivo a essa libertação, mas quando chegam os enviados por parte de Tiago, dissimula tudo e volta a ser judeu (Gl 2,11-14). O apego às tradições era mais forte que o Evangelho, e este apego anula o evangelho, transforma o anúncio em outra coisa que é anti-evangelho, pois não há outro evangelho, conhecido como o conflito da Galácia (Gl 1,6-9). Pai, mãe, filhos, etc, (Lc 14,26-27), representam os afetos, os apegos ou os bens familiares, bem como, as paranóias, as psicoses, as esquizofrenias, os tabus e pendengas oriundas da fase infantil ou pré-natal. E quem fica apegado à família está voltado para o passado e não vê, nem entende o presente, e não será capaz de dar as razões da própria esperança (1Pd 3,15). Desse modo, não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados. E, em cada nova fase da história humana, a Igreja, constantemente estimulada pelo desejo de evangelizar, não tem senão uma preocupação instigadora: Quem enviar a anunciar o mistério de Jesus? Com que linguagem anunciar tal mistério? Como fazer para que ele ressoe e chegue a todos aqueles que hão de ouvi-lo?[31] Ampliando essa reflexão, podemos buscar outro ensinamento de Paulo, na carta aos Romanos: “Todo aquele que invocar o Nome do Senhor, será salvo” (Rm 10,13).
Para poder invocar o Nome do Senhor, é preciso que alguém o anuncie, mas não pode confundir, distorcer ou desfazer o núcleo central e essencial da apresentação desse conteúdo, o qual não pode ser modificar, nem desvirtuar e nem deixar no silêncio.[32] Trata-se de uma preocupação muito grande, de modo especial na preparação dos evangelizadores, a fim de que a mensagem chegue de modo correto e verdadeiro, de modo eficaz e com métodos eficientes, de modo verdadeiro e por caminhos retos, de modo construtivo e com o testemunho profético. O Nome de Jesus só poderá ser invocado, se o Evangelho for único e o evangelizador bem evangelizado, pois a exortação de Paulo é clara: “Como poderiam invocar aquele em quem não creram? E como poderiam crer naquele que não ouviram? E como poderiam ouvir sem pregador? E como podem pregar se não forem enviados? Conforme está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas notícias” (Rm 10,14-15). Ora, essas dificuldades todas e questionamentos são inerentes à qualificação dos evangelizadores. Paulo conhece bem o seu contexto, neste caso, mesmo sem ter visitado Roma, deve ter tido informações desta cidade, e quando escreve, faz algumas ressalvas sobre os pregadores. Ele mostra uma relação intrínseca entre:
- a. Ouvir para crer
- b. Crer para conhecer
- c. Conhecer para pregar
Se alguém não conhece, não pode invocar, declarar ou testemunhar a respeito.[33] Há uma complexidade de elementos envolvendo a dimensão missionária, catequética e formativa do anunciador. Assim como na Galácia (Gl 1,6-9), alguns saudosistas da circuncisão queriam voltar a Moisés e adaptar Jesus às tradições. Não faltam em todos os lugares e tempos falsos evangelizadores, que anunciam suas paranóias em lugar do Evangelho, impedindo que as comunidades conheçam o sentido, a forma e o conteúdo da evangelização. Quando isso acontece, Deus será buscado pelos de fora, pelos que têm falsos mensageiros, por que estes se constituem em desobedientes e rebeldes, estéreis e com frutos azedos, como denunciava Isaías (Is 5,2).
A ação de evangelizar como uma relação com a divindade, uma missão ligada à Transcendência, uma notícia da parte de Deus.[34] O mensageiro é, não raro, visto como um “anjo” de Deus, um embaixador dos céus, alguém que representa, que significa e que traduz uma mensagem do alto (cf. Ap 2,1; 2,8; 2,12; 2,18). A mensagem do Evangelho é algo que deve ser anunciada por força da incumbência recebida (Lc 9,6.20; Rm 15,20; Gl 1,11).
Evangelizar é anunciar algo novo, diferente, melhor, e, do mesmo modo, cultivar, rever e confirmar o que foi anunciado, seguindo o belo exemplo do apóstolo dos gentios que não se cansava de voltar aos lugares onde havia anunciado o Evangelho, a fim de que os falsos pastores não semeassem a cizânia em seus campos de missão (At 15,36.41). Evangelizar é cativar para uma transformação. No saudosismo das tradições (representado no pai, mãe,… (Lc 14,26-27) há saudades, mas não novidades. O tradicionalismo é conservador por que, ao repetir o passado, impede que ele morra, se transforme e desapareça. Evangelizar não é destruir o passado, mas é situar nos tempos presentes de cada época, tempo, lugar. Jesus usou o recurso das coisas antigas e novas, como forma didática e pedagógica inerente ao processo da sabedoria da vida (Mt 13,52). Marcos descreve alguns detalhes da nova doutrina, entre eles, que Jesus, ao anoitecer, recebia a população inteira, curava todos os doentes, das mais diferentes enfermidades e expulsava demônios (Mc 1,36), cura leprosos (Mc 1,40-45), cura um paralítico em Cafarnaum (Mc 2,1-12), perdoa pecados (Mc 2,5), comia com pecadores (Mc 2,16) e diante do que via, o povo chega a uma conclusão própria: Nunca vimos coisa semelhante (Mc 2,12)! E quando muitos queriam retê-lo, ele demonstrava com toda a firmeza a necessidade de ir para outros lugares, outras aldeias, pois lá também devia ser anunciado o Evangelho e era para isso que tinha saído do Pai e vindo ao mundo (Mc 1,38). Desta forma, “euangelizô” é tornar agradável, atraente e cativante uma proposta difícil, complicada e comprometedora. Esse encantamento é imprescindível para o êxito da mensagem, a qual só será Boa Nova se estiver revestida de graça e verdade (Lc 4,19). Sem encantamento não há aumento de discípulos e sem novos discípulos, a morte é certa.
6. A teologia da inclusão Gl 3,28
A cultura judaica era excludente. Nela não havia lugar para a mulher, o estrangeiro, o doente e a criança.[35] A perspectiva cristã percorre outro caminho, diametralmente oposto. Os publicanos (Mateus;Levi), pecadores (Madalena), corruptores (Zaqueu), doentes, estrangeiros e muitos outros fizeram parte da vida de Jesus. Livre das segregações culturais de seu tempo, Jesus, ao constituir seu grupo, chamou “quem ele quis” (Mc 3,13).[36]
Seguindo esses mesmos princípios, Paulo aplicou em sua missão a teologia da inclusão: “Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28). Deus não olha o rosto, mas o coração, as intenções e as decisões (Dt 10,17).
A idéia da desigualdade entre homem e mulher ou judeu e pagão eram um fato consumado no judaísmo. Pode-se tomar como exemplo, as próprias diferenças entre os homens, na série de orações matinais nas quais um homem judeu dava graças a Deus por não ter nascido pagão, escravo ou mulher.[37]
Jesus inicia um caminho de ruptura, incluindo os diferentes segmentos sociais e categorias de pessoas, mas isso lhe custava muitas acusações da parte dos fariseus e classes sacerdotais. No seu caminho, muitas mulheres faziam parte, como discípulas (Lc 8,1-3). Paulo, segue o mesmo exemplo, e nas igrejas da Macedônia (Lidia, Síntique e Evódia, em Filipos), muitas mulheres da alta sociedade em Tessalônica (At 17,4), Pricila e Cloé em Corinto e muitas outras mulheres (cf. Rm 16).
7. Evangelizar é edificar a igreja
Na igreja de Filipos havia anunciadores que, por ingenuidade ou por inveja, confundiam o anúncio de Jesus Cristo com o seu próprio anúncio, a tal ponto que, os grupos e partidos dividiram a comunidade, ora por simpatia a um pregador, ora por rivalidade e hostilidade ao outro (cf. Fl 1,15-18). Não raro, a falsa idéia de evangelização, a má formação dos evangelizadores, em lugar de contruibuir atrapalha. Muitos acreditam que falando línguas estão mais próximos de Deus – mera banalidade (cf. 1Cor 14,4). Outros acreditam que alcançam Deus pela força dos gritos e palavrório (Mt 6,7). Difícil é a consciência da construção da igreja, da edificação de um edifício humano. Paulo concebe um processo de evangelização como o desenvolvimento e o envolvimento de todas as partes, de toda a assembléia (1Cor 14,1-20). Quando alguém fala línguas, expressa um dom pessoal e pode faze-lo com certo orgulho, e deste modo, não edifica o todo, mas apenas a si. A resposta de Paulo é:
“Dou graças a Deus porque falo línguas mais que todos vós, porém, quando estou na Assembléia, prefiro dizer cinco palavras minhas que todos entendam e ensinem aos demais, antes de falar dez mil em línguas” (1Cor 14,18).
Quando alguém busca a comunidade para satisfazer suas necessidades, torna-se um parasita e necessita ser corrigido (cf. 1Ts 5,14-15). Assim como quem fala em línguas, edifica a si mesmo porque não expressa nesse falar, a caridade e a presença do Espírito. Edificar é trabalhar em conjunto, é entendimento e sintonia. A unidade na diversidade faz a obra de Deus (1Cor 12,12-26), mas tudo deve chegar no “ágape” (amor). O falar línguas se aproxima do criar confusão, fazer mistérios inefáveis onde o esperado é a prática do amor incondicional e transformador. Essa consciência coletiva, integradora, sólida e evangélica, faz o bem da comunidade e a edificação do Corpo místico de Cristo (Cl 1,15-20).
8. Evangelizar é seguir o exemplo de Jesus Cristo, Fl 2,1-8
Aprender das primeiras comunidades é refletir a palavra e aplicar o resultado da reflexão de tal forma que possam aparecer frutos constantes e sempre novos. Refletindo a palavra e partilhando do pão, os cristãos são convidados a formar novas comunidades eclesiais, com espírito novo e forças renovadas, atualizando, inculturando e inserindo nos mais diversos meios e lugares a mensagem do Evangelho. Para tanto, uma preparação intelectual, uma formação moral e maturidade afetivo-espiritual se fazem imprescindíveis. Sem sombra de dúvida, as orientações dadas às Comunidades Eclesiais de Base servem, indiscutivelmente, aos líderes, aos anunciadores e a todos aqueles que se dispõem a assumir o chamado da evangelização.[38]
Evangelizar é agir sob a unção do Espírito do Senhor. Jesus sentia-se ungido pelo Espírito do Senhor, e por isso sua missão se distinguia de outros pregadores, sua doutrina era diferente, como quem tinha autoridade (Mc 1,27). Jesus convidou seus discípulos para estar com Ele e aprender d’Ele a pregar, curar e expulsar demônios (Mc 3,13-15). Era esse Espírito que o ungia para evangelizar os pobres, para curar todas a enfermidades e libertar os presos (cf. Lc 4,18-19; Is 61,1-2). Aquilo que ele contemplou junto do Pai, testemunhou ao mundo e o mundo reconheceu que tudo o que anunciou vinha do Pai (Jo 17,6-8).
Os primeiros cristãos, seguindo de perto as pegadas do Mestre, numa relação muito íntima do discipulado (mestre-discípulo – Lc 6,40; Jo 13,16), anunciavam ao mundo de seu tempo, o Evangelho da experiência, da comunhão e do entendimento: O que era desde o princípio, o que ouvimos, vimos, contemplamos, o que tocamos com nossas mãos, – o Verbo da vida, este nós vimos e damos testemunho, pois esta é a Vida eterna (1Jo 1,1-2). Esta comunhão com o Deus da vida e do amor, fazia dos primeiros cristãos arautos da verdade, do amor, da solidariedade e do perdão, não apenas aos da casa, conhecidos, mas também aos inimigos (Lc 6,27-35).
Essa evangelização da parte do Mestre, transforma o verdadeiro discípulo num Theófilo (Lc 1,3; At 1,1) ou num discípulo amado (Jo 13,23; 19,26; 21,7.20).[39]
Conclusões
São Jerônimo afirmava que ignorar as Escrituras era ignorar Cristo[40]. Paulo diria que quem não anuncia o Evangelho, anula a cruz de Cristo.
A obra de Paulo revela o protagonismo de um homem competente, inteligente, cheio de fé, consciente dos perigos, mas radical em tudo e até o fim. A inteligência e a cultura a serviço do Evangelho de Jesus Cristo.
O papel dos pregadores é fundamental para o desenvolvimento e a construção da igreja. Quanto mais capazes os ministros, tanto mais humildes e mais profetas. Quanto mais incompetentes, mais se tornam invejosos, conservadores e obtusos, criando obstáculos sérios para a vida da igreja.
Cristo nos resgatou da escravidão para a liberdade, então somos livres para construir uma nova civilização, um novo cosmos e uma nova vida (Gl 5,1).
A ressurreição de Cristo é ponto de partida e o ponto de chegada, pois se Cristo não tivesse ressuscitado, tudo estaria acabado, mas como Ele ressuscitou e apareceu a muitos (1Cor 15), tudo o que Ele disse é verdade e tudo o que ensinou é Palavra de Vida. Aconteça o que acontecer, nada nos separará do seu amor (Rm 8,28-36).
Finalizando: O imperativo paulino da evangelização urge que os missionários, os religiosos e o clero tenha um rigor maior na formação acadêmica, na maturidade psicológica, no equilíbrio emocional e na maturidade da fé.
Isidoro Mazzarolo, OFMCap
PhD em ciências bíblicas pela École
Biblique et Archéologique de Jerusalém
Professor da PUC-Rio, ITF de Petrópolis e Instituto Paulo VI, Nova Iguaçu, RJ.
[1] A narrativa dos Atos dos Apóstolos do cap. 8 até 13,9 chama-o de Saulo. A partir de 13,9 em diante, a indicação é sempre o segundo nome, Paulo. É quase certo que os dois nomes fossem dados a ele desde a família. Saulo como uma referência ao primeiro rei, Saul e Paulo, do latim, que indica pequeno. Alguns exegetas acreditam que depois de sua conversão e homologação, no cristianismo (At 13,9) ele tenha preferido o segundo nome, Paulo (paulus = pequeno), um conceito bastante presente nos seus depoimentos: “E depois de todos, se manifestou a mim também, aquele nascido como um abortivo. Pois sou o último dos apóstolos e nem se quer, mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Contudo, pela graça de Deus, sou o que sou, sua bondade para comigo não foi inútil” (1Cor 15,7-9).
[2] Cf. MAZZAROLO, I., O apóstolo Paulo, o judeu, o grego e o cristão, Mazzarolo editor, Rio de Janeiro, 2008. Paulo é o homem que, em virtude de sua própria sina, de sua inteligência e da revelação, se torna o homem das três culturas. Há quem ainda acrescente a cultura romana, sendo assim, de quatro culturas (cf. E. Käsemann, Commentary on Romans, (trad. ing.) London, Eerdmans Publishing Co., 1980): “Aos olhos do resto do mundo Cristão, a comunidade de Roma parecia estar renovando a capital do Império. Isso tem influenciado fortemente o estilo de Paulo” (p. 3). Na apologese em torno das coordenadas da cultura grega, especialmente das vertentes estóicas no pensamento de Paulo, contrapondo-se à posição de A. Schweitzer (1930), o qual afirmava que “aqueles que se empenham em explicar o pensamento de Paulo com base no helenismo são semelhantes a quem quer transportar de longe água em regadores furados para o seu jardim situado ao lado de um riacho” (A. Schweitzer, Die Mystik dês Apostels Paulus, Mohr, Tübingen, 21954 (=1930), 140 e 138), veja, R. Penna, “Paulo de Tarso e as componentes gregas de seu pensamento”, in: Atualidade Teológica, 30(2009).
[3] Ser cidadão romano comportava uma notável série de privilégios, que tiveram mudanças no curso da história tendo sido criadas diversos graus da cidadania. Na sua versão definitiva e plena, todavia, a cidadania romana permitia o acesso aos cargos públicos e às várias magistraturas, a possibilidade de participar das assembleias políticas da cidade de Roma, diversas vantagens de carácter fiscal e, importante, a possibilidade de ser sujeito de direito privado, ou seja, de poder se apresentar em juízo mediante os mecanismo do jus civile (direito civil, direito de cidadão), o direito romano por excelência (Fonte, Wikipédia).
[4] “Nós somos os verdadeiros circuncidados, pois servimos a Deus segundo o Espírito e nos gloriamos de estar em Cristo Jesus, em lugar de confiar em nossos méritos. Porque, falando de méritos humanos, eu também teria com que sentir-me seguro. Se alguém crê que pode confiar em tais coisas, muito mais eu” (Fl 2,3-4).
[5] “Os magistrados ordenaram que sejais libertos, saí, pois e ide em paz! Paulo, no entanto, contestou, dizendo: ´A nós, cidadão romanos, nos açoitaram publicamente e nos encarceraram sem julgamento. Agora nos libertam às escondidas? Que venham eles, agora, libertar-nos´” (At 16,36b-37).
[6] RAPSKE, B., Paul in Roman Custody, Michigan, Willian B. Eerdmans Publishing Company, 1994, p. 90 (Col. The Book of Acts in its First Century Setting, v.3).
[7] Nas tradições de Israel era quase impossível separar um princípio religioso e um princípio civil. O código de direito civil já está embutido nos Livros da Lei (Torah), e tudo o que está neles são “leis divinas” porque foram “escritas por Moisés”. Essa forma de relação entre sociedade e Templo inferia em questões muito comuns da sociedade, tais como, saúde, medicina (enfermidades, mortes), justiça social (empréstimos, dívidas, fracassos econômicos), etc. (cf. Ex 21-23; Lv 3-15; Dt 16,24).
[8] Para uma compreensão melhor das diferenças entre Pedro e Paulo, veja J. Gnilka, Pedro e Roma, a figura de Pedro nos dois primeiros séculos, (trad. port.), São Paulo, Paulinas, 2006. Enquanto Paulo reclama o seu direito de liberdade em relação aos costumes e tradições judaicas (1Cor 9,1; Gl 2,4), Pedro se manifesta depende e quase incapaz de superar as barreiras da cultura diante do Evangelho (cf. At 10-11) e quando tenta inculturar-se, a exemplo de Paulo, se envergonha e volta atrás com a chegada dos que vinham enviados por Tiago (Gl 2,11-14).
[9] MAZZAROLO, Isidoro, O Apóstolo Paulo, o judeu, o grego e o cristão, Rio de Janeiro, Isidoro Mazzarolo, 2008, p. 14-15.
[10] DOCUMENTOS DO VATICANO II, Evagelii Nuntiandi, n. 20.
[11] Cf. DOCUMENTOS DO VATICANO II, Evagelii Nuntiandi, n. 18.
[12] Usando o verbo no subjuntivo (“euangelizômai” = evangelizasse), Paulo está quase fazendo um balanço daquilo que já havia acontecido. Se ele não “tivesse evangelizado”, infeliz dele. Por isso, depois de diversos anos de experiências missionárias e conhecer todo tipo de agrura relativa à missão, olhando ainda o que estava por fazer, ele retorna ao imperativo do anúncio.
[13] BAUER, W., Wörterbuch zum Neuen Testament, Berlin, W. Gruyter, 1971.
[14] Cf. EN, 7.
[15] Cf. EN, 9.
[16] A grande maioria das bíblias traduz pelo infinitivo “evangelizar“, mas o verbo está no subjuntivo, e por isso, é preciso traduzir por “evangelizasse”, considerando a consciência que o Apóstolo tinha da sua missão e, sem dúvida, a fase anterior à carta.
[17] Cf. Vaticano II, Medilin, Puebla, Aparecida 2008 – são assembléias que tentaram reorientar as fórmulas e formas de evangelização, ainda que, poucos as tenham assumido.
[18] EN, 19.
[19] BARBAGLIO, G. As cartas de Paulo I, São Paulo, Loyola, 1989, p. 283.
[20] DV, 1, citando de modo livre St. AGOSTINHO, De catechizandis rudibus, 4,8. PL 40,316.
[21] Alguns vocabulários explicam o verbo “batizar” oriundo de uma prática muito antiga na qual se mergulhavam vegetais em soluções para obtenção de produtos, tintas, extratos perfumados, etc. O cristão, ao ser batizado, estaria, analogamente, mergulhado no Cristo e propício para produzir ou dar de si próprio a essência, o perfume suave e a própria vida.
[22] Neon Orthographikon Ermeneytikon Lexikon, “Baptizô”, Athênê, Dimitrikos, 1969; BONAZZI, B, Dicionario Greco-italiano, “baptizô”, Napoli, Alberto Morano editore, 1943.
[23] O uso de “baptô” era mais específico, em alguns autores, para referir-se a coisas mortas, como é o caso de Josefo (Ant. 3,102). Em Platão, Hipócrates e outros, o sentido era mais “imergir” como sinônimo de “baptizô”. Nos ritos sagrados helenistas, oriundos de tradições egípcias antigas, significava uma consagração ou dedicação aos mistérios das divindades, cf. OEPKE, “baptô, baptismos, baptistês” in: TDNT, v. 1, Michigan, G. Kittel editor, 2006.
[24] No convite feito pelos filósofos e intelectuais de Atenas, a cidade mais famosa do mundo grego da época, Paulo se esforça para dar uma coloração acadêmica e erudita ao seu discurso sobre Deus e Jesus Cristo, mas a retórica rebuscada não surtiu os efeitos esperados. Paulo se convenceu que o Evangelho necessitava de exemplo e testemunho, mais que palavras.
[25] BARBAGLIO, G. As cartas de Paulo, I, São Paulo, Loyola, 1969, p. 180.
[26] Quando, em Corinto, alguns se diziam adeptos de Cefas, outros de Apolo, outros de Paulo e outros de Cristo, o Apóstolo escreve com firmeza, perguntando se Cristo estaria dividido (1Cor 1,11-13). A evangelização é o processo de transformação em torno da um eixo norteador maior, onde, respeitadas as individualidades como “alteridades”, congrega-se a assembléia numa unidade maior. Essa era uma proposta de Alexandre, o grande, o qual pretendia integrar todos os povos sob uma única divindade, um único rei, uma Lei e uma língua. Em Tb 13,2-8, encontramos o poema da explicação da diáspora: Deus espalha o povo a fim de que seja narrada, em toda a terra, que não há outro Deus, senão um único. Paulo, reprovando o comportamento dos Gálatas, escreve afirmando que não há outro evangelho, mas um único, pois não há dois Cristos, senão um único (cf. Gl 1,6-9).
[27] Cf. Matthew Henry, “Notes on Gl 1,6-9″, in: BWorks comentários.
[28] Cf. BARBAGLIO, G. “Gálatas”, As cartas de Paulo II, São Paulo, Loyola, 1991, p. 39.
[29] Os que anunciavam “outro evangelho” estavam negando a autoridade de Paulo. No meio dessa confusão poderiam estar outros apóstolos que rejeitavam Paulo por ele não ter sido chamado por Jesus, a exemplo do episódio narrado por Marcos: “João lhe disse – ´Mestre, vimos um que expulsava demônios e curava em Teu Nome, mas nós o proibimos, porque não era um dos nossos.´ Jesus, no entanto, lhe respondeu – Não o proíbam, porque ninguém pode fazer um milagre em meu Nome, e logo em seguida falar mal de mim” (Mc 9,38-39).
[30] ARTUSO, V. “Desafios na evangelização dos Gálatas – estudo exegético-teológico de Gl 1,6-10″, Atualidade Teológica 22(2006), p.114.
[31] Cf. EN, 22.
[32] Cf. 2Cor 4,1-6; Fl 3,1-2.
[33] MAZZAROLO, I, Carta de Paulo aos Romanos, educar para a maturidade e o amor, Rio de Janeiro, Mazzarolo editor, 2006, p.133.
[34] BAUER, W., Wörterbuch zum Neuen Testament, Berlin, W. Gruyter, 1971.
[35] Na multiplicação dos pães, segundo Mateus, as mulheres e as crianças não foram contadas, apenas os “donos” delas, os cinco mil homens (Mt 14,21). Robert De Vaux, As Instituições do Antigo Testamento, São Paulo, Teológica, 2003, p. 346, afirma que a mulher era sempre uma “menor”, pois quando solteira era a filha de “fulano” e, se casada, era a mulher de “beltrano”. De modo semelhante o Ct 8,8 expressa o sentimento dos “irmãos” de uma menina, que ainda é criança, mas já pensam no preço a ser solicitado, como dote, quando for solicitada em casamento.
[36] Cf. MAZZAROLO, I., O Apóstolo Paulo, op. cit, pp. 100-108.
[37] PASTOR RAMOS, F., La libertad em la Carta a los Gálatas, estúdio exegético-teológico, Madrid, Eapsa, 1977, p. 82, citando Talmud Menahot, 43b: “Se enseña que el Rabi Meir decía – el hombre está obligado a decir estas três bendiciones todos los días – que no me ha hecho gentil (goy), que no me ha hecho mujer, que no me ha hecho ignorante. El rabi Aha bar Jacob oyó a su hijo recitando la bendición de que no le había hecho ignorante y le dijo: – Todavia algo más. Y le respondió el hijo: – Que bendición (falta)? – El padre dijo: – Que no me ha hecho esclavo. Eso es lo mismo que mujer. Ser esclavo es más despreciable”
[38] Cf. EN, 58: As linhas centrais das orientações: As CEBs serão: a. o lugar da Evangelização; b. busquem seu alimento na Palavra de Deus; c. evitem a tentação da contestação sistemática; d. permaneçam firmemente ligadas à Igreja local; e. mantenham comunhão sincera com os Pastores; f. jamais se considerem como destinatário único ou como agente único da evangelização; g. progridam cada dia na consciência do dever missionário e no zelo; h. demonstrem-se, em tudo, universalistas e nunca sectárias.
[39] Cf. MAZZAROLO, I, Lucas em João, uma nova leitura dos evangelhos, Rio de Janeiro, Mazzarolo editor, 2004, pp. 60-66: Nestas páginas trabalhamos o possível paralelismo entre o Teófilo de Lucas e o Discípulo amado de João, visto que os dois são discípulos que estão no lugar certo, na hora certa.
[40] Cf. DV, 25.